ELASTOGRAFIA HEPÁTICA

O QUE É A ELASTOGRAFIA HEPATICA?

É um exame médico que avalia o grau de fibrose hepática, portanto avalia a cicatriz deixada no fígado por uma agressão continuada e mantida ao longo do tempo. A cicatriz, ou a fibrose no fígado, geralmente não dá sintomas nas suas fases iniciais e pode ser a consequência de uma infecção crônica por hepatite B ou C, uso de medicamentos que agridem o fígado (amiodarona, tamoxifeno, anti-inflamatórios não hormonais, alguns chás caseiros, etc), presença de gordura (a esteatose hepática), doenças relacionadas ao depósito de metais pesados (excesso de ferro ou cobre), e assim por diante.
Ela utiliza uma tecnologia avançada da ultrassonografia, disponível apenas em alguns aparelhos específicos.

PARA QUE SERVE A ELASTOGRAFIA HEPÁTICA?

Esse procedimento é, sem dúvida, um avanço na avaliação da doença no fígado, porque pode fazer uma classificação do grau de fibrose hepática (a cicatriz), sem a necessidade de realizar uma biópsia. A biópsia continua sendo importante em casos muito selecionados, mas a elastografia hepática reduziu essa necessidade em mais de 70% dos casos.

COMO É REALIZADA A ELASTOGRAFIA HEPÁTICA?

Só é preciso fazer um jejum de mais ou menos 3 a 4 horas. Apesar disto, o paciente pode e deve usar todos os seus remédios de uso rotineiro, sem necessidade de interromper os mesmos. Apenas a alimentação atrapalha a leitura correta do exame. O paciente NÃO será sedado, anestesiado ou usará qualquer outro remédio DURANTE a realização do exame. Portanto, não é necessário ir acompanhado, como acontece com alguns exames que envolvem sedação. Chegando no serviço, o paciente será colocado deitado, com a barriga voltada para cima e o braço direito levantado acima da cabeça. Um transdutor, semelhante ao usado no ultrassom, será colocado na pele do abdomen e medidas serão realizadas com a ajuda do paciente, que estará totalmente consciente. Será pedido para o paciente respirar, soltar e segurar a respiração, conforme as orientações do médico. O exame dura, em média, 20 minutos. Depois disso o paciente está liberado para continuar suas atividades habituais, sem qualquer restrição.